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ZIGMUND BAUMAN
( Polônia )
Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia. Wikipédia.
Nascimento: 19 de novembro de 1925, Poznań, Polônia. Falecimento: 9 de janeiro de 2017, Leeds, Reino Unido.
Influência de: Hannah Arendt, Sigmund Freud, etc.
Formação: Universidade de Varsóvia, London School of Economics
Prêmios: Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades, etc.
Tradução de SANTIAGO NAUD
POESIA FILOSÓFICA:
Vida de inquietudes, embora
“vida alguma possa ser auto-suficiente”;
POPPER
Tríade*1: ONTEM – HOJE – AMANHÃ
“Universo aberto — universo em que o futuro
de maneira alguma
estivesse contido
no presente ou no passado (...)” POPPER
Exemplar é sempre um tentativa,
incompleta. Suscitar um “um outro por quê”
que implica sempre uma nova teoria,
transformadora, corrigindo alguma anterior.
A essencial incompletude de novos esforços:
A impossibilidade do mundo físico
ser determinista.
TRÍADE DIALÉTICA
tese: antítese: síntese
(P1 > TT > EE > P2)
“Ciência começa com problemas
e termina com problemas” POPPER
“O que surge primeiro, o problema ou a teoria?”
Problema de formular o problema...
Problemas são sempre teóricos — como tentativas
de solução de problemas e em relação com as
situações-problema. Problemas que surgem das
teorias (criar de palavras...) Problema...
*1 A “tríade” de Raul Seixas:
O INÍCIO - O FIM - E O MEIO”.
“Não sou um filósofo da crença.” POPPER
As crenças não importantes
para teorizar a verdade.
Nem para a dedução,
menos para o conhecimento objetivo.
Existe uma “crença racional?
Argumentar criticamente — em vez de
crença, “argumentos do estado objetivo
do debate crítico.” POPPER
Ir da “indução” (?!) à dedução...
Círculo vicioso da Lógica, argumento viciado.
“(...) não existe regra de inferência indutiva
— inferência que leve a leis ou teorias universais —“.
O QUÊ?
“o que o cientista procura
é elaborar teorias cada vez mais próximas
da verdade”
Ampliar o conteúdo das teorias,
nosso conhecimento do mundo.
“a teoria objetiva e completa que
devemos elaborar não tem cunho
probabilístico, mas determinista...” POPPER
ENTROPIA
“Teoria de Szigard: “todo ganho de informação
de conhecimento há de ser interpretado como
redução da entropia; nos termos da segunda lei,
o ganho dever ser compensado por um crescimento
pelo menos igual de entropia.” POPPER
Ou seja: informação = negentropia
entropia: falta de informação = ausência de
conhecimento
O conteúdo informacional e base da medida
—sua improbabilidade
“estrato do sistema em causa.”
[Neguentropia, que corresponde à negação da entropia, significa, na biologia, «função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema». Como vemos, «elemento neguentrópico» significa «aquele que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional».6 de fev. de 2007 Entropia e neguentropia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - iscte-iul.pt]
TEORIA DA EVOLUÇÃO
A seleção harmoniza ou o aprendizado lamarkiano?
Ir além do darwinismo —
metodologicamente — pretendeu Popper.
Darwinismo — teoria da tentativa e eliminação
do erro – “não é uma teoria científica
passível de prova, mas um programa
de pesquisa metafísica” para teorias
científica compraváveis.”
Darwinismo como “lógica situacional”;
“recorrendo uma situação que permuta
a vida” tal como o crescimento do saber,
na acepção popperiana.
“Há uma árvore evolutiva, uma história da
evolução”: pela hereditariedade
e pela “seleção natural.
E a “variabilidade” consequente.
E se a espécie não se adaptar,
ela será eliminada pela seleção natural.
Darwinismo “não é uma teoria científica,
mas metafísica”.
“as alterações da base genética deformam
vivas são graduais, mutante. Mas
também acidentais.
“as especializações anatômicas” / ortogênese*
separação das espécies:
[Biologia] Série de variações que são produzidas no mesmo sentido através de diversas espécies ou gêneros, no curso da evolução.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Ortog%C3%A9nese]
“tem-se de invocar a separação de locais para
explicar o aparecimento de novas espécies”—
separação geográfica, levando à adoção de
um novo comportamento, novo nicho ecológico.”
e o homem nesse nicho?
espacial (migrações) x cultural
“Todo organismo e toda espécie está sob a ameaça
de extinção” = problema concreto de sobrevivência?
“a origem da vida e origem dos problemas
coincidem.”
Haveria condições de recriar coisas vivas
a partir de coisa não-vivas?
Conclusão: A vida tal como a conhecemos
consiste de “corpos” (mais precisamente
de “estruturas”) capazes de solucionar problemas.
CONCLUSÃO
“As várias espécies aprendezeram a fazê-lo
por seleção natural.”
—produto da vida, de seleção e não algo
como a essência da vida.”
Toda inovação comportamental a que chega
o organismo individual modifica a relação
entre este organismo e o meio: equivale
à adoção ou criação de um novo nicho
ecológico pelo organismo.”
Sem embargo, ecológico significa
um novo conjunto de pressões de seleção
sobre o nicho escolhido. Assim o organismo,
através de suas ações e preferências,
em parte seleciona as pressões de seleção
que irão agora sobre ele e sua descendência.”
Dessa maneira, o organismo para influir
ativamente no curso a ser adotado pela evolução.
A adoção de um novo modo de agir
ou de uma nova expectativa
(ou “teoria”) equivale a cobrir
um novo caminho evolutivo.
3 MUNDOS
Mundo 1: Físico — das coisas, dos objetos físicos.
Mundo 2: Metafísico — das experiências objetivas,
dos processos mentais, “o imaginado.”
Mundo 3: Conhecimento dos enunciados em si
mesmos.
Objetivo: - conhecimento registrado,
“em seu sentido lógico”, crítico, pensamentos
no sentido objetivo, teorias,
“especialmente linguística”,
permanente (recorrível).
“A forma escrita será preferível à oral;
e melhor ainda será a forma impressa.”
Acrescentar: problemas e argumentos críticos.
Problema
Livros, revistas e caratas podem ser vistos
como objetos típicos do mundo 3
mas
quando neles se desenvolve e se discute uma teoria
“O que importa são os conteúdos no sentido lógico
ou” no sentido do mundo 3.
Relação entre teorias do mundo 3
e processos mentais do mundo 2
mas somente pela “relação que tenham
com as teorias (mundo 3).
Qual o status ontológico do mundo 3:
os problemas, as teorias, os argumentos são reais
como as mesas e as cadeiras?
São “reais” as imagens da televisão?
Podemos fotografá-las.
As mensagens codificadas na TV são “abstratas”.
Quando decifradas são reais...
CRENÇA X AÇÃO
“Não há, pois, indução: nunca
argumentamos passando dos fatos
para as teorias” POPPER
Apenas com o objetivo de refutá-las:
uma seletividade darwiniana.
A verificação, em vez do “falseamento”
das teorias é um método lamarckiano.
“Não há melhor sinônimo para “racional”
do que “crítico”, no processo indutivo
podemos (...) substituir a ideia de crença
pela ideia de ação”: os atos são racionais.
“A crença”, segundo Popper, “nunca é racional
—“racional é a suspensão da crença.”
VERIFICABILIDADE
As teorias emergem de nossa mente
e transcendem a nossa experiência.
Ter a consciência de um idealista
mas kantianamente realista!
Difícil é chegar ao conhecimento
das coisas através da teoria.
Hipóteses! Por conjecturas
e refutações, permanentemente.
E o “critério de verificabilidade
de signific(ação)?! E as provas?
Popper: “O conhecimento” é objetivo;
e é “hipotético ou conjuntural”.
Em vez de crenças, fatos
observações e teorias “universais”.
Pretensa(mente).
***
Conhecimento não pode se
apenas
o óbvio, o trivial, o corriqueiro.
“A grama é verde”, o sol nasce todos os dias.
“Interessante era o conhecimento problemático.”
POPPER
Investigação e descoberta científica.
***
“Ir à verdade, não por definição,
mas axiomaticamente” POPPER
Como um enunciado corresponde
a um fato; “a diferença
entre uma linguagem-objeto
e uma da metalinguagem (semântica).
Sobre enunciados e fatos.
Mas nenhuma prova do enunciado
é final ou conclusiva.
Requer regras metodológicas,
buscar refutações.
Interpretações, probabilidades —
um “sistema axiomático para
o cálculo da probabilidade”.
SOCIEDADE ABERTA
Atitude crítica e racional — processo
crítico — o racionalismo crítico.
Numa sociedade imperfeita,
criando e corrigindo
—conflitos de valores,
problemas morais insolúveis
crise entre princípios morais.
“Não pode existir sociedade humana
sem conflitos.” (POPPER)
Redução de conflitos
nos choques de valores
— “essenciais numa sociedade aberta.”
Inaceitável é o “relativismo moral”
—impossível aceitar qualquer
conjunto de valores. Sim ou não.
DOGMÁTICO X CRÍTICO
Qual a diferença
entre o pensamento dogmático
e o pensamento crítico?
Tudo ligado ao problema da indução.
Popper: não existe indução
pela repetição;
nem pensamento novo
na repetição!
“o chamado método indutivo
da Ciência fora substituído
pelo método da tentativa
(dogmática)_
e da eliminação do erro (crítica).
Conexão estreita
entre dogmático e crítico
na sequência:
método indutivo
—a crença eivada de falhas...
*
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Página publicada em junho de 2023
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